segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Igreja Presbiteriana quebra vínculos no Brasil por aceitar casamento gay

Fim da parceria: Denominação brasileira comentou o rompimento tecendo elogios à “notável contribuição” da igreja.
A denominação presbiteriana Church of United States of America (PCUSA) aceitou recentemente o casamento gay. A novidade levou as igrejas da mesma ordem no Brasil e Peru a colocarem um ponto final no relacionamento institucional que ambas mantinham com os norte-americanos.

A decisão da Presbyterian, uma das várias correntes da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos, já havia levado ao rompimento dos presbiterianos do México. O reverendo Gradye Parsons, alto funcionário da Assembleia Geral Presbiteriana, afirma que as igrejas latinas discordam da inclusão de homossexuais no ministério e da aceitação de casais gays entre os membros: “Há um conflito contínuo sobre como as pessoas pensam que Deus está encarando as questões LGBT […] Alguns pensam que os gays devem ser amados e transformados, outros pensam que devem ser amados e aceitos”, pontuou.

Em um comunicado oficial, a denominação brasileira comentou o rompimento tecendo elogios à “notável contribuição” da PCUSA “para a expansão do Reino de Deus” ao redor do mundo, enviando missionários e plantando igrejas, mas destacou que a posição da denominação sobre questões ligadas à homossexualidade vai “contra o princípio da autoridade das Escrituras sobre a vida e a fé da Igreja”.

De acordo com informações do Washington Post, as igrejas fundadas pela PCUSA formam um contingente de aproximadamente 94 milhões de fiéis em todo o mundo. O rompimento da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil com a denominação norte-americana põe fim a um relacionamento que existia desde 1970. Já no caso do Peru, a parceria vinha desde 2007.

Igrejas presbiterianas na Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Haiti, Honduras e Nicarágua também estão sob liderança da PCUSA, mas ainda não se posicionaram a respeito do tema.

O rompimento eclesiástico não deverá pôr fim à parceria em projetos sociais tocados por ambas as igrejas, como a fundação e manutenção de escolas em periferias e construção de cisternas de água em regiões de seca.

No Brasil, a Igreja Presbiteriana Unida ainda não se posicionou sobre a questão, e por hora, se manter ligada à PCUSA, que manterá seus missionários no Brasil e Peru.

Atualmente no Brasil a Igreja Cristã Contemporânea é a única denominação que se afirma evangélica e realiza casamentos homossexuais. Recentemente o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, afirmou que não se opõe a relacionamentos homossexuais.

Como as lideranças usam a Bíblia para aceitarem homossexualidade na igreja

Com informações de | Pátio Gospel Notícias
Seja ético, cite sempre a fonte.

Igreja Presbiteriana

homossexuais

Bíblia gay
igreja gay
Comentários
0 Comentários
Nenhum comentário :
Postar um comentário


Rodas de Conversas
Copyright © 2009 - 2015 Patio Gospel Notícias
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates