quinta-feira, 29 de outubro de 2015

2015 é o ano com clima mais extremo dos últimos anos

Ao todo 22 furacões ou tufões de categoria 4 ou 5 foram registrados no planeta. O recorde anterior era de 2004, com 18.
Muito se fala sobre o fim dos tempos e os rumos que o planeta está tomando, relacionando as catástrofes naturais aos sinais descritos no apocalipse bíblico. Mais próximo ou não do fim, 2015 ficará marcado como um ano de clima extremo. Além de provavelmente quebrar todos os recordes de calor, este ano também viu a maior quantidade de furacões e tufões de categoria 4 ou 5, os mais devastadores, com ventos passando de 250 km/h.

O recorde foi quebrado no dia 17 de outubro, com a formação do tufão Koppu, no litoral das Filipinas. Desde então, meteorologistas registraram o super tufão Champi e o furacão Olaf, no Pacífico, e o furacão Patrícia, no litoral do México.

O El Niño é provavelmente um dos culpados pelo índice. El Niño é o aquecimento natural e cíclico da superfície do Oceano Pacífico. A água mais quente é um elemento crucial para a formação de furacões. Não por acaso a maioria deles este ano se formou no Pacífico, nas áreas onde a água está mais quente.

Outro fator também pode ter contribuído: o aquecimento do planeta causado não por ciclos naturais, mas pelo homem, por meio de emissão de gases de efeito estufa. As previsões indicam que furacões de alta intensidade deverão se tornar mais comuns em um mundo mais quente.

Para a próxima temporada a previsão é de que no Brasil os extremos continuem. De acordo com a EPAGRI/CIRAM a previsão climática indica a continuação do fenômeno El Niño evoluindo para forte no fim de 2015 e início de 2016. Estudos científicos indicam para este período o aumento da chuva e tempestades severas no Sul do Brasil

Com informações de Época, Epagri/Ciram | Pátio Gospel Notícias
Seja ético, cite sempre a fonte.

Clima extremo 2015

el niño

tempestades
chuvas
Comentários
0 Comentários
Nenhum comentário :
Postar um comentário


Rodas de Conversas
Copyright © 2009 - 2015 Patio Gospel Notícias
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates