Polícia Civil prende 17 suspeitos por fraudes em vistorias do Detran

O DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito é um órgão responsável principalmente pela fiscalização, regulamentação e normalização do trânsito dentro de sua respectiva jurisdição, neste caso, as jurisdições são os estados brasileiros. É um órgão que faz parte do Poder Executivo da lei, ou seja, é regulado pela constituição federal e executado em todo o território nacional, em um regime de Autarquia, ou seja, cada jurisdição exige poder sobre ela mesma. O DETRAN em cada estado possui suas próprias leis e formas de execução, estando sobre sua autoridade a criação e modificação de tais.

O trânsito do estado de Rio Grande do Sul teve sua origem ligada a Inspetoria Geral da Guarda Civil e de Veículos, transformando-se em Departamento em 1969, sendo reestruturado para melhor atender a população. O principal objetivo do departamento é gerar um trânsito seguro e cômodo para todos os seus constituintes, assim como o Seguro DPVAT fazendo como via, cuidar de todos os exames de concessão da Carteira Nacional de Habilitação, fiscalizar e normalizar os documentos dos veículos emplacados no estado e sinalizar ruas e estradas situadas dentro de sua jurisdição.

Em sua estrutura, o DETRAN pensa no atendimento rápido e fácil para a população, e por isso possui além de diversos postos de atendimento em todo o território de Rio Grande do Sul, postos credenciados ao departamento e Circunscrições Regionais de Trânsito, a fim de conseguir atender com facilidade e comodidade toda a população do estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *